Vacine-se contra Gripe (Influenza) e evite suas complicações

Postado em: 30/03/2017

A Gripe é uma infecção viral respiratória, altamente contagiosa e mais grave que o resfriado comum.

 

Os sintomas da gripe são mais intensos que os do resfriado e se caracterizam por febre alta, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, coriza, vômitos e diarréia, essa mais comum em crianças. Pode apresentar-se como uma doença de leve a grave, e, às vezes, levar à morte. Quando se agrava podem ser identificados falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Todas as pessoas podem adquirir a gripe, mas alguns grupos são mais vulneráveis, como os profissionais de saúde, e de maior risco para as complicações, como as pessoas idosas, os obesos, as gestantes e as pessoas portadoras de doenças crônicas (asma, cardíacos, diabetes) ou que tenham o sistema imune debilitado (imunodeprimidos). Durante o inverno aumentam as hospitalizações por gripe associada às complicações, principalmente em pessoas acima de 60 anos. A pneumonia é a complicação mais frequente e grave da gripe e uma das principais causas de morte em idosos.

A vacinação é a mais importante forma de evitar a gripe. É importante e oportuno que no momento da vacinação da gripe se possa também vacinar contra a pneumonia. A vacina utilizada contra a pneumonia previne, além da pneumonia, outras doenças causadas pelo pneumococo, como a meningite, a sinusite e a otite e está indicada para crianças e adultos de todas as idades.

 

1. O que é e como se transmite a Gripe (Influenza)?

É uma infecção viral respiratória altamente contagiosa e de evolução mais grave que o resfriado comum. O vírus Influenza é responsável por esta infecção. A transmissão mais comum é a direta, de pessoa a pessoa, ao falar, tossir ou espirrar; muito frequente o contágio entre pessoas próximas, no trabalho, em escolas, creches, onde há aglomerados de pessoas e, por via indireta pelo contato com superfícies contaminadas com secreção do paciente. Por isto recomenda-se lavar sempre as mãos, por essas serem os principais meios de tramissão do vírus, após o contato com a boca, os olhos e nariz,  e ter bons hábitos de higiene.

2.Qual a diferença entre a gripe e o resfriado? 

3. Quais as complicações da gripe?

R. As complicações da gripe podem incluir pneumonia bacteriana, infecções de ouvido, sinusites, desidratação e agravamento de uma doença crônica, como insuficiência cardíaca congestiva, asma ou diabetes.

4. Por que todo ano devo me vacinar contra gripe?

R. O vírus da influenza é identificado pelos laboratórios credenciados pela Organização Mundial da Saúde/OMS todo o ano. A vacina é produzida pelos vírus que predominam e circulam nos países do hemisfério norte e hemisfério sul. Esses vírus são diferentes e sofrem mutações da cepa do vírus influenza. A proteção é conferida por cerca de um ano.

5. Qual a composição da vacina da Gripe em 2017?

A Anvisa, órgão regulador do Brasil, divulgou as cepas contidas na composição das vacinas (trivalente e quadrivalente) para uso na temporada de gripe do hemisfério sul de 2017, contendo o seguinte:

Trivalente – Um vírus do tipo pdm09 A / Michigan / 45/2015 (H1N1); Um vírus semelhante a A /Hong Kong / 4801/2014 (H3N2); e Um vírus tipo B / Brisbane / 60/2008.

Quadrivalente - Um vírus do tipo pdm09 A / Michigan / 45/2015 (H1N1); Um vírus semelhante a A /Hong Kong / 4801/2014 (H3N2); e Um vírus tipo B / Brisbane / 60/2008; e um vírus tipo B /Phuket / 3073/2013 http://www.who.int/influenza/vaccines/virus/recommendations/2017_south/en/

Na produção da vacina, as cepas são cultivadas em ovo e contém pequena quantidade de ovoalbumina. A  vacina APRESENTADA em DOSE INDIVIDUAL não contém conservantes (mercúrio).

6. Qual a diferença da vacina TRI e QUADRIVALENTE que será usada este ano?

R. Apenas mudaram as cepas do vírus do tipo pdm09 A / Michigan / 45/2015 (H1N1). As demais permaneceram, vide acima a composição.

As duas cepas B (Victoria e Yamagata) têm sua relevância pela co-circulação nos últimos anos e a inclusão na composição aumenta a efetividade da vacina.

7. As vacinas da gripe provocam reação?

R. A Vacina é produzida por vírus inativado (morto). Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema (vermelhidão) e edema (inchaço). São manifestações passageiras QUE, na maioria das vezes, desaparecem em um ou dois dias.  A vacina é contraindicada para pessoas com história comprovada de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados

8. Posso ser vacinado e ainda ter gripe?

R. Sim. É possível, por outros vírus que não estão contidos na vacina ou quando a pessoa ao se vacinar já estaria no período de incubação da gripe (infectada antes da vacinação, mas ainda sem sintomatologia).

9. Qual é o esquema da vacinação da gripe?

CRIANÇAS DE 6 MESES A 35 MESES DE IDADE (2 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS)

NÃO VACINADAS

Duas doses de 0,25ml, via intramuscular, com intervalo mínimo de um mês entre as doses.

VACINADAS ANTERIORMENTE

Dose única de 0,25ml, via intramuscular.

CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS DE IDADE

NÃO VACINADAS

Duas doses de 0,5ml, via intramuscular, com intervalo mínimo de um mês entre as doses.

VACINADAS ANTERIORMENTE

Dose única de 0,5ml, via intramuscular

ACIMA DE 9 ANOS

NÃO VACINADAS OU VACINADAS ANTERIORMENTE

Dose única de 0,5ml, via intramuscular.

10. Onde devo me vacinar contra a gripe?

10. Onde devo me vacinar contra a gripe?

R. Atualmente a vacina da gripe está disponível apenas nas unidades do Distrito Federal. Clique aqui e confira a unidade mais próxima de você. 

Para maiores informações entre em contato com nossa Central de Atendimento no (61) 3329-8000.

Ana Rosa dos Santos

Gerente Médica/Vacinas

Tags:                      

Comentário (0)

Postar um novo comentário

É preciso estar conectado para postar ou fazer comentários.
Faça o seu login ou clique aqui para cadastrar.

Destaques

Vacine-se contra Gripe (Influenza) e evite suas co...
A Gripe é uma infecção viral respiratória, altamen...
Vacine-se antes de sair de férias
 Antes de viajar é importante atualizar o cartão d...
Incidência de catapora é maior entre os meses de s...
O aumento no número de casos se deve à mudança cli...
Sabinvacinas emite Certificado Internacional de Va...
O Sabinvacinas oferece mais uma comodidade aos seu...
Diferenciais das vacinas da gripe temporada 2015
Todos os anos ocorrem mudanças nos componentes da ...
Gripe – O que preciso saber
A gripe e? causada pelos vi?rus da influenza. É tr...
Mudanças na vacina de Febre Amarela
Em 2014, a Organização Mundial da Saúde/OMS altero...
Disneylândia tenta tranquilizar público em meio a ...
Após os 59 casos de sarampo confirmados pelo depar...
Especialistas alertam para o risco de hepatite
No dia 28 de julho, é lembrado o Dia Mundial de Co...
Gripe 2014: Previna-se no Sabinvacinas
Para se Proteger da gripe, visite uma unidade do S...