O Grupo Sabin

O Laboratório Sabin, sediado em Brasília e há 30 anos no mercado oferece serviços de excelência em medicina laboratorial aos seus clientes.

O nosso controle de qualidade nas análises é rigoroso, a precisão e a exatidão nos resultados e a liberação dos laudos no menor prazo possível são compromissos assumidos por toda a nossa equipe de colaboradores.

Cada vez mais investimos na captação de nosso corpo técnico, que está sempre presente nos principais congressos e seminários nacionais e internacionais. São altos também os investimentos em inovação tecnológica em todos os nossos processos analíticos, tudo isso promove à população e também à classe médica um serviço diferenciado e de acordo com normas internacionais de qualidade.

Valorizamos acima de tudo, a saúde de nossos clientes. Respeito, atenção e carinho são os detalhes mais importantes para nós.

Controle da qualidade

O controle externo da qualidade do Laboratório Sabin é avaliado pelo Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM) e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC). Em 2010, completamos 20 anos de Controle Externo da Qualidade. A contínua participação e o desempenho do laboratório podem ser comprovados pelo Certificado de Proficiência/ Competência emitido anualmente. O PELM tem a finalidade de avaliar a qualidade de todas as fases da realização dos exames, bem como a exatidão e a confiabilidade dos resultados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige adequação de 80%. Em 2010, o índice de adequação do Laboratório Sabin, ou seja, a aprovação da maioria dos resultados, foi de 100%.

Sustentabilidade

Núcleo Técnico Operacional

O Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Laboratório Sabin disponibiliza mais de 3.000 tipos de exames, e está em permanente evolução tecnológica para oferecer um serviço de excelência em medicina laboratorial. Invetimos no que há de melhor em metodologias diagnósticas e equipamentos, seguindo um rigoroso controle da qualidade, aliado a um corpo técnico altamente qualificado e capacitado.

Por meio de um sistema informatizado todo o processo de produção é automatizado, desde o recebimento da amostra, com identificação por códigos de barras, até a emissão do laudo, garantindo a total rastreabilidade segurança e confiabilidade dos exames. Todas as análises seguem a avaliação externa da qualidade do Programa de Excelência para Laboratórios Médicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, garantindo assim alta precisão e exatidão das análises, com liberação de até 98% dos resultados em até 24 horas.

Assessoria Científica

A Assessoria Científica do Laboratório Sabin é composta por médicos, bioquímicos e biomédicos, especialistas, mestres e doutores. Oferece apoio técnico-científico para médicos, pacientes e convênios, esclarecendo dúvidas sobre exames laboratoriais, resultados, exames disponíveis e discutindo casos clínicos.

A equipe de assessores conta com especialistas em diferentes áreas da medicina, como infectologia, endocrinologia, hematologia, patologia clínica, pediatria e imunização. Suas atividades englobam ainda assessoria às unidades de atendimento, pesquisa de novas metodologias e participação nos processos de validação de ensaios laboratoriais.

O Laboratório Sabin dispõe de Unidade de Testes Funcionais, nos quais todos os exames dinâmicos são acompanhados por médico especialista, desde a admissão do paciente até a liberação do resultado, permitindo a adequada avaliação dos eixos fisiológicos de regulação hormonal e metabólica.

Biologia Molecular

O setor de Biologia Molecular do Laboratório Sabin trabalha com o desenvolvimento e a validação de metodologias, oferecendo à classe médica o que há de mais atual nessa área, além de criar soluções para pesquisas científicas que auxiliem o diagnóstico e o prognóstico de doenças infecciosas e genéticas.
A partir de 2011, todas as metodologias serão realizadas por PCR em tempo real, conferindo maior automação às análises e gerando mais rapidez e precisão nos resultados. Entretanto, a maior inovação do ano é uma plataforma totalmente automatizada para análise
qualitativa e quantitativa dos vírus HIV, HCV e HBV.

Núcleo de apoio a pesquisa

A qualidade está presente em todo o processo do Laboratório Sabin. Além do Núcleo Técnico Operacional, responsável pela precisão das análises clínicas, a responsabilidade social e ambiental são vetores prioritários dos nossos sistemas de gestão da qualidade do Sabin.

O Sistema Integrado de Gestão é responsável pelo gerenciamento de todas as certificações em prol da melhoria contínua que o Laboratório possui.

ISO 9001
Gestão da Qualidade

ISO 14001
Gestão Ambiental

SA 8000
Responsabilidade Social

PALC
Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos

Pacto Global
Signatário

Sabinbiotec

Gestão ambiental

Política Ambiental Sabin

Atendemos a todos os requisitos ambientais, com prevenção da poluição, redução do impacto de seus processos de análises e pesquisas clínicas em geral, com controle dos resíduos, educação ambiental e participação coletiva.

Ações de sustentabilidade ambiental:
• Gerenciamento de resíduo de serviço de saúde com tratamento final;
• Tratamento de efluentes resultantes dos processos analíticos;
• Programa de redução e racionalização do uso de energia elétrica e água potável;
• Programa de implementação da ecoeficiência;
• Programa de redução de resíduos;
• Programa de uso racional de combustíveis pela frota Sabin;
• Programa de educação continuada – consumo consciente;
• Atuação dos agentes de segurança e ambiente;
• Pacto Global – signatário;
• Reciclagem de papéis e plásticos;
• Gerenciamento e disposição de resíduos de construção civil, pneus e embalagens de produtos tóxicos;
• Monitoramento de impactos ambientais significativos, por meio de programas especiais.

Instituto Sabin

O Instituto Sabin é o braço de responsabilidade social do Grupo, especializado na promoção da qualidade de vida aos seus diversos públicos. Para os colaboradores, incentiva e financia a prática esportiva.

Para as comunidades carentes, desenvolve diversas ações, em parceria com organizações
voluntárias, como, por exemplo, oferecimento de exames gratuitos em creches.

Em empresas clientes, realiza exames periódicos e feiras de saúde.

Dois grandes projetos do Instituto são a Ludoteca, atendimento a crianças vítimas de violência doméstica, e a Mala do Livro, espaços culturais nas estações do metrô.

Junior Achievement
A Junior Achievement (JA) é outra iniciativa de sucesso de que o Sabin participa. O projeto, que incentiva o empreendedorismo entre os jovens, transmite valores importantes para o exercício do empresariado e prepara jovens para o mercado de trabalho.

Projeto Pescar
O Pescar Sabin é uma franquia social que tem como objetivo garantir um futuro melhor e promover a inclusão profissional de jovens entre 16 e 19 anos de idade em situação de desigualdade social. Os alunos do Pescar são capacitados para desempenhar atividades de auxiliar de serviços administrativos em um curso cuja duração é de 9 meses.

Gestão de Pessoas
Em respeito aos valores que orientam as decisões no Laboratório Sabin e para direcionamento dos processos gerenciais, criamos o modelo de gestão de pessoas: desenvolver, desafiar, reconhecer, recompensar e celebrar.

Investimos no desenvolvimento pessoal e profissional e na qualidade de vida de nossos colaboradores para que tenham condições de contribuir na realização da missão do Sabin enquanto caminham em busca da auto-realização.
Somos apaixonados pelo que fazemos e nos empenhamos para que nosso ambiente de trabalho seja estimulante, inspirador, pautado por confiança, cooperação, transparência e respeito.

Prêmios conquistados
Nos últimos quatro anos, o Laboratório Sabin está entre as melhores empresas para trabalhar da América Latina. E há seis anos consecutivos, figura entre as melhores empresas do Brasil para trabalhar.

Em 2010, foi considerado a 3ª melhor pelo Great Place to Work Institute, em parceria com a revista Época, e a 6ª melhor, segundo as revistas Exame e Você S/A.

Há quase uma década, o Sabin é a marca mais lembrada do segmento laboratório de análises clínicas no Distrito Federal, de acordo com o prêmio Top of Mind concedido pelo Jornal de Brasília.

No ano passado, 61% dos entrevistados disseram ser o Sabin o primeiro nome que vinha às suas mentes.

A revista Valor Carreira, em parceria com a Hewitt Associates, classificou o Sabin como a melhor empresa do país em gestão de pessoas, categoria 501 a 1.000 funcionários em 2010.